O Botafogo-PB realizou um evento na noite desta quinta-feira (10) para o novo programa de sócio torcedor do time. Diversas novidades para dentro e fora do campo foram anunciadas, dentre elas a parceria com o portal de vendas de ingressos de jogos FutebolCard. A colaboração marca uma nova etapa no Estádio Almeidão: a implantação de totens de reconhecimento facial em todo o estádio.
A medida obedece à Lei Geral do Esporte, que determina, para estádios com capacidade superior a 20 mil lugares, o reconhecimento facial dos torcedores.
Felipe Teixeira, responsável pelo Marketing do Belo, que confirmou que esse processo deve ser finalizado ainda neste ano por questões legais. “É uma questão de legislação que tá chegando e tá se afunilando e a gente vai precisar colocar. A partir do ano que vem já é uma necessidade e aí a gente tá em processo de implantação”, disse.
Felipe explicou que a complexidade da implementação dificulta a precisão de uma data para começar a funcionar. “Não tem como precisar ainda data, é uma questão também de infraestrutura do estádio, questão de fibra óptica, tem que ser passado, tem que se levantar o que existe e o que precisa fazer, então estamos nessa etapa aí, tá de levantamento”, explicou.
Reconhecimento facial com a FutebolCard
Outros times também já implantaram o reconhecimento facial através de parcerias com a FutebolCard, como é o caso do Santos. No entanto, o time decidiu encerrar o vínculo com a empresa em abril de 2024 por insatisfação com as operações oferecidas, incluindo o modelo de reconhecimento facial para os jogos.
As partidas do Coritiba, no Estádio Couto Pereira, também contam com reconhecimento facial obrigatório para os torcedores visitantes. A medida passou a valer desde o mês passado, também em parceria com o FutebolCard.