Campina Grande comemora, no próximo sábado (11), 161 anos de elevação à categoria de cidade. A Prefeitura preparou uma programação cultural extensa, que ocorre entre quinta-feira (9) e domingo (12), nos Parque Evaldo Cruz e Parque do Povo, reunindo música, teatro, cinema, artesanato e gastronomia.
A celebração inclui shows de Gitana Pimentel, Eloísa Olinto, Edra Veras, Varal de Cabaré, Alex Brasil, Clarissa e Micaella, entre outros artistas locais. Um dos destaques é a apresentação do Quinteto Violado, com a turnê “Sertão”, que revisita clássicos do repertório nordestino como Assum Preto, Disparada e Asa Branca.
O domingo (12), que coincide com o Dia das Crianças, terá atividades especiais para o público infantil, incluindo apresentações artísticas e recreativas, com apoio da Sesuma e do Sicredi.
Paralelamente, ocorre o PP Food Festival, reunindo mais de 30 estabelecimentos e exposição de carros antigos. Segundo Tâmela Fama, secretária de Desenvolvimento Econômico, o festival promove cultura, economia local e lazer para toda a família.
André Gomes, secretário de Cultura, destacou: “Mais que um evento, é um gesto de amor à nossa história e à força criativa da Rainha da Borborema. A cultura gera trabalho, inspira talentos e une o povo campinense.”
Programação completa
Quinta-feira | 09/10
-
19h – Cine Cultural: Mostra de Cinema Campinense (Machado Bittencourt, Jaime Guimarães, Gal Cunha Lima, Leandro Alves)
Sexta-feira | 10/10
-
16h – PP Food Festival
-
17h – Feira de Artesanato
-
19h – Na Batida do Vinil (DJ Jeff)
-
20h – Gitana Pimentel
-
22h – Varal de Cabaré
Sábado | 11/10
-
9h – Turma da Tia Rosita
-
16h – PP Food Festival e Feira de Artesanato
-
16h – Grupo Imaginart com Patrulha Canina
-
17h30 – Filarmônica Epitácio Pessoa
-
20h – Quinteto Violado
-
22h – Show “Campina, a cultura que a gente faz” com Edra Veras e artistas locais
Domingo | 12/10
-
8h – Apresentações infantis e distribuição de guloseimas
-
16h – PP Food Festival e Feira de Artesanato
-
18h – Ian Sanfoneiro, com Junina Arraiá do 40
Um olhar sobre a história
Fundada em 1º de dezembro de 1697, Campina Grande tornou-se cidade em 11 de outubro de 1864. O município, hoje com mais de 419 mil habitantes, surgiu como ponto de repouso de tropeiros e evoluiu com a Feira Central de Campina, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em 2017.
O comércio do algodão consolidou a economia local, dando à cidade o apelido de “Liverpool brasileira”. A chegada do trem fortaleceu a integração comercial e o desenvolvimento urbano, transformando Campina na Rainha da Borborema.
- Portal Paraíba.com.br