O jovem paraibano Izak Araújo foi um dos vencedores da competição nacional WorldSkills Brasil 2025. Izack e mais 52 jovens de diversos estados foram selecionados entre 387 jovens competidores de todo o país. Os primeiros colocados disputarão a competição internacional, em Xangai, na China, em 2026. Izack é estudante do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal (CFP JWLL), em Bayeux.
A final nacional ocorreu entre os dias 24 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O anúncio dos campeões foi realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na capital federal, no último domingo (28). De acordo com a CNI, os três primeiros colocados passam, a partir de agora, por treinamento intensivo, de olho na etapa internacional.
Em entrevista , nesta segunda-feira (29), Izak Araújo falou que estava entre os melhores e mais promissores futuros profissionais do Brasil e que foram momentos de tensão durante a competição. Além disso, ele destacou que ainda há chances, por meio de um possível desempate, de conseguir estar na delegação para a China.
“Foi uma disputa bem acirrada. Poderá haver um desempate, por que o vencedor do primeiro lugar não pode ficar com uma margem de 10% de nota perto dos outros, tendo que ficar acima disso. Como as notas foram muito parecidas, provavelmente poderá haver um desempate que poderá ocorrer até o final de janeiro do ano que vem, para decidir quem vai para Xangai, na China”, explicou técnico Izak Araújo ao ClickPB.
Izak ficou com a medalha de bronze, na área de aplicação de pisos, azulejos e acabamentos cerâmicos em construções e reformas, categoria área de Tecnologias da Construção Civil, que engloba ocupações voltadas ao planejamento, execução e acabamento de obras, unindo técnicas tradicionais e inovações digitais para erguer, instalar e dar forma a espaços funcionais e sustentáveis.
A WorldSkills Brasil 2025 é a maior competição de educação profissional do país, organizada pelo organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Reúne estudantes de cursos profissionalizantes de todo o Brasil para disputar vagas na delegação brasileira que representará o país na etapa mundial, marcada para 2026 em Xangai, na China.
Pódio da categoria: Revestimento Cerâmico
🥇- BRUNO SOUZA – SENAI Minas Gerais
🥈- MATHEUS OLIVEIRA DA SILVA – SENAI São Paulo
🥉- IZAK ARAÚJO – SENAI Paraíba