A Copa do Mundo pode ser aumentada mais uma vez. Nos últimos anos, ela teve 32 seleções. Em 2026, terá 48. E em 2030, a Copa pode contar com 64 seleções. A ideia foi proposta pela Conmebol no começo do ano e, de acordo com o jornal Olé, ganhou força nos bastidores.
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, se reuniu nesta semana com autoridades do futebol, inclusive o presidente da Fifa, Gianni Infantino. No final prometeu “notícias que vão impactar o mundo”, mas não disse do que se trata.
A Conmebol defende a ideia principalmente porque assim poderia realizar mais jogos na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Cada país receberia um grupo. Atualmente está previso que cada um deles receberá apenas uma partida. E todos outros jogos serão na Espanha, Portugal ou Marrocos.
Ainda de acordo com o Olé, estão acontecendo movimentações diplomáticas para conseguir o apoio de federações de África e Ásia
Formato da Copa de 2030
Em vez dos 12 grupos que serão adotados em 2026, o formato proposto seria de 16 grupos.
Avançariam os dois melhores de cada grupo, totalizando 32 seleções para as fases eliminatórias.
O número de partidas seria ampliado, passaria de 104 jogos (no modelo de 48 equipes) para algo em torno de 128 partidas.
- BAND/UOL
Paraiba.com.br