Padre é assaltado após sair de igreja no Centro Histórico de João Pessoa

Na manhã da última quarta-feira (24), por volta das 6h40, o Padre Luiz foi assaltado logo após deixar a igreja localizada na rua General Osório, no Centro Histórico de João Pessoa. De imediato, uma dupla de criminosos abordou o padre, levou seus pertences e tentou roubar a chave do veículo do religioso.

Além disso, câmeras de segurança do local flagraram o momento em que os assaltantes empurraram o padre e tentaram fugir em um Jeep modelo CompassNo entanto, o veículo não funcionou, frustrando a tentativa de roubo.

Em entrevista nesta quinta-feira (25), o padre relatou: “Foi uma experiência triste e que nos deixa em profunda reflexão. Felizmente, eles não me violentaram. Tentaram levar o carro, mas o veículo parou. Acredito que tenha sido pela ação divina.”

Posteriormente, o padre registrou boletim de ocorrência, e a polícia realiza diligências na região para tentar identificar os suspeitos.

Vale destacar que o local do assalto integra um complexo de templos da Igreja Católica, com origem em 1585, quando foi construída a primeira Igreja de São Bento. Além disso, a construção atual teve início em 1721, sob supervisão de Frei Cipriano da Conceição, e segue o estilo barroco beneditino.

Ademais, o conjunto, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), inclui todo o acervo e recebe milhares de turistas todos os anos. Segundo registros históricos, ele está entre os monumentos mais importantes do país no seu estilo e época.

Após o encerramento das atividades beneditinas em 1921, a igreja permaneceu fechada por anos. Atualmente, o conjunto passa por revitalização, dentro do Programa de Recuperação dos Centros Históricos.