Botafogo sai na frente, mas Grêmio empata com pênalti polêmico na Série A

Marcos Rocha e Cuiabano Vitor Silva/ Botafogo

Grêmio buscou o empate nos minutos finais e ficou no 1 a 1 contra o Botafogo, em jogo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (24), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Além disso, o pênalti marcado após revisão do VAR gerou protestos do time carioca.

Pênalti polêmico garante empate

Depois dos 40 minutos do segundo tempo, Marlon cobrou falta na área, e a bola bateu na mão de Matheus Martins, que integrava a barreira. Apesar disso, os botafoguenses alegaram que o braço do atacante estava colado ao corpo e de costas para a bola. Mesmo assim, o goleiro Tiago Volpi deslocou Léo Linck e marcou o empate para o Grêmio.

Histórico recente de pênaltis

No último domingo, no clássico gaúcho, o Grêmio sofreu com três pênaltis a favor do Internacional, convertendo apenas dois, e venceu o Gre-Nal por 3 a 2. Portanto, o resultado desta quarta-feira deu ao Grêmio 29 pontos, subindo para o 11º lugar. Já o Botafogo permaneceu em quinto lugar com 40 pontos, sem jogos atrasados, mas perdeu Kaio e Barboza para o clássico contra o Fluminense devido a expulsão e cartão amarelo, respectivamente.

Jogo equilibrado e chances perdidas

O duelo começou equilibrado, com o Botafogo tentando trocar passes e furar a marcação, enquanto o Grêmio acelerava as jogadas. Logo no início, Willian cobrou escanteio e Kannemann chutou para defesa difícil de Léo Linck. Em seguida, Matheus Martins avançou, mas foi interceptado pelo zagueiro argentino.

principal reforço do Grêmio, Willian, movimentou o ataque e colocou a bola na cabeça de Edenílson, que foi parado novamente por Léo Linck. Aos poucos, o time gaúcho perdeu intensidade, permitindo ao Botafogo equilibrar a partida. Na reta final, Willian lançou André, mas o atacante desperdiçou a grande chance da partida.

Botafogo abre o placar e Grêmio pressiona

Logo no segundo tempo, o Botafogo foi mais efetivo. Marlon Freitas lançou para Cuiabano, que surpreendeu na área, dominou e bateu na saída de Volpi, abrindo o placar aos sete minutos. O gol cedo obrigou o Grêmio a se expor ainda mais. Cristian Olivera isolou a chance do empate antes que o time gaúcho finalmente chegasse ao empate com o pênalti aos 44 minutos.

Nos acréscimos, cada time ainda teve uma bola na trave: Cuiabano para o Botafogo e Alex Santana para o Grêmio.

Próximos compromissos

Na 25ª rodada, o Botafogo enfrenta o Fluminense, domingo, às 16h, no Maracanã. Enquanto isso, o Grêmio recebe o Vitória na Arena, mais cedo, às 11h.

Ficha técnica

Grêmio 1 x 1 Botafogo

Grêmio – Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega (Alex Santana), Kannemann e Marlon; Dodi e Edenílson (Cristian Olivera); Pavón (Alysson), André (Jardiel) e Willian (Cristaldo). Técnico: Mano Menezes.

Botafogo – Léo Linck; Vitinho, Kaio, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Newton, Marlon Freitas, Matheus Martins e Artur (Kadir); Jeffinho (Mateo Ponte) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.

Gols: Cuiabano, aos 7 – Botafogo; Tiago Volpi, aos 44 – Grêmio
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Marlon Freitas e Alexander Barboza
Cartão vermelho: Kaio
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Renda: R$ 895.231,00
Público: 18.551 torcedores
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Portal Paraíba.com.br