A Série B terá uma mudança importante no formato de acesso à elite do futebol nacional a partir da temporada de 2026. A informação foi publicada inicialmente pelo UOL e após reunião do Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol, realizada nesta quinta-feira (5), que aprovou a criação de playoffs para definir duas das quatro vagas na Série A. A proposta passou por votação entre os clubes e foi aprovada por 17 votos a 3.
Pelo regulamento, os dois primeiros colocados ao fim das 38 rodadas seguem com acesso direto, como já ocorre atualmente. A principal novidade envolve as outras duas vagas, que passarão a ser decididas em confrontos eliminatórios entre os clubes que terminarem a competição entre a terceira e a sexta posições.
Como funcionará o playoff da Série B
O novo modelo prevê dois duelos de mata-mata, disputados em jogos de ida e volta. Os cruzamentos obedecerão a classificação final da fase regular:
- o 3º colocado enfrenta o 6º
- o 4º colocado mede forças com o 5º
As datas-base dos confrontos estão definidas para 21 e 28 de novembro, encerrando o calendário da competição.
Modelo segue padrão adotado na Europa
A criação do playoff aproxima a Série B de formatos já utilizados em ligas europeias. Competições de segunda divisão em países como Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha utilizam fases eliminatórias para definir parte dos clubes promovidos, ampliando o número de equipes com chances reais de acesso até as rodadas finais.
Calendário da Série B 2026
O Conselho Técnico também confirmou que a Série B de 2026 terá início no dia 21 de março. A competição será disputada de forma contínua, sem paralisação durante a Copa do Mundo, com o playoff decisivo marcado para o fim do ano.
- BAND / UOL







