Humorista Augusto Bonequeiro, o ‘Chibata’, morre em Fortaleza aos 74 anos

Augusto bonequeiro (Foto: Reprodução/ Facebook / TV Tambaú)

Morreu nesta terça-feira (4), em Fortaleza, o humorista e bonequeiro Augusto Bonequeiro, aos 74 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em nota de pesar. Por muitos anos, Augusto deu vida ao boneco ‘Chibata’, no programa ‘A hora do Chibata’, na TV Tambaú, em João Pessoa.

Ainda não há detalhes sobre a causa da morte nem informações sobre o velório.

Natural de Escada, em Pernambuco, Augusto construiu sua carreira no Ceará, onde viveu desde a década de 1980 e se tornou uma das principais referências do teatro de bonecos no Nordeste. Com mais de quatro décadas de atuação, o artista iniciou sua trajetória em 1973, no Teatro de Amadores de Pernambuco.

Dois anos depois, em 1975, fundou o Teatro Espontâneo do Recife e passou a se dedicar integralmente ao teatro de bonecos, participando de montagens, cursos e oficinas que consolidaram seu estilo único. Em Fortaleza, criou o Grupo Folguedo de Teatro de Bonecos e, em 1987, fundou o Núcleo Ceará da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, da qual também foi diretor administrativo.

Reconhecido pela irreverência e talento, Augusto Bonequeiro levou seu trabalho para além das fronteiras brasileiras, participando de festivais na Argentina, Itália, Espanha, Portugal e Suíça. Na televisão, marcou gerações com o programa “Bodega do Encrenca”, exibido por 20 anos na TV cearense, onde interpretava os personagens Seu Encrenca e Dona Cremilda. Também teve passagem pela TV paraibana, com mais de 15 anos de exibição.

A Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) lamentou o falecimento do artista, destacando sua contribuição para a valorização e difusão da arte dos bonecos no Brasil.