Lula chega a Roma e se prepara para encontro com o papa Leão XIV

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil. Imagem: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, chegaram na manhã deste domingo (12) à embaixada do Brasil em Roma, na Praça Navona. A comitiva presidencial inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social).

Lula será recebido pelo papa Leão XIV na manhã de segunda-feira (13), às 8h15 (horário local), em audiência no Vaticano. O presidente deve reforçar o convite para que o pontífice visite o Brasil em novembro, durante a COP 30, conferência do clima que será realizada em Belém (PA). O convite já havia sido feito por Geraldo Alckmin e reiterado recentemente pela ministra Marina Silva.

Na parte da tarde, o presidente participa de eventos da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que celebra 80 anos de fundação e da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Não há compromissos oficiais com autoridades italianas previstos para hoje, mas a agenda segue aberta. Lula e Janja estão hospedados na embaixada brasileira, que passa por restauração. A última visita do presidente a Roma ocorreu em abril deste ano, quando participou do funeral do papa Francisco.