Jackson Macêdo volta a defender candidatura de Cícero ao governo da PB no campo da situação: “Tem hoje o maior respaldo popular”

O presidente ainda em exercício do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba, Jackson Macêdo, voltou a avaliar que, no atual cenário político, a candidatura mais viável ao Governo da Paraíba é a do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

Em entrevista ao programa à rádio 100.5 FM, Jackson destacou que as pesquisas de intenção de voto colocam o gestor da capital em posição de destaque dentro do campo político aliado ao governador João Azevêdo (PSB) e ao presidente Lula (PT) e por isso, ao seu ver, seria um nome capaz de unificar esse campo.

“O PT deve tomar a decisão avalizada pela direção nacional de apoiar uma candidatura que esteja no nosso palanque, e eu tenho dito que defendemos um nome capaz de unificar esse campo que é liderado por João Azevêdo e que apoia o presidente Lula. Agora, as pesquisas têm mostrado que a candidatura de Cícero é a mais viável desse campo. Ele provavelmente chegará perto dos 30% até dezembro. É muito difícil convencer alguém que tenha 30% das intenções de voto um ano antes da eleição a não ser candidato”, afirmou.

Macêdo ressaltou que a prioridade do PT é a manutenção da unidade entre os partidos progressistas, sob pena de abrir espaço para a vitória da oposição. Para ele, é papel do governador João Azevêdo articular essa composição.

“Se esse campo não sai unificado, ou seja, PSB, PT, PCdoB, PV, Rede, Republicanos e Progressistas, há um risco grande de perder a eleição. A grande missão do governador João Azevêdo é unificar esse campo e construir um palanque em torno do presidente Lula”, disse.

O dirigente também avaliou os nomes de outros possíveis candidatos do grupo governista. Ele reconheceu a relação histórica de Adriano Galdino (Republicanos) com o PT e considerou sua candidatura “interessante”, mas ponderou que o presidente da Assembleia Legislativa teria dificuldades de viabilizar o projeto dentro da base. Em relação ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), Macêdo não descartou diálogo.

“O sentimento pessoal é que a candidatura de Adriano Galdino seria interessante para o PT, mas é difícil que ele consiga viabilizar dentro do grupo. Do ponto de vista eleitoral, a candidatura de Cícero tem hoje o maior respaldo popular. Quanto a Lucas Ribeiro, eu nunca conversei com ele, mas logicamente haverá essa oportunidade. Ainda assim, o que defendo é a unidade em torno do projeto que apoia Lula”, declarou, complementando:

“Não adianta ganhar aqui o governo do estado e Lula perder a reeleição. O mais importante é ter um palanque na Paraíba que fortaleça a campanha presidencial. Nesse cenário, o candidato que unificar o campo e melhor se identificar com nosso projeto será o que o PT apoiará já no primeiro turno”, concluiu.