O 8º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB começa na próxima sexta-feira (15), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no bloco E do CCTA, Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e por ordem de chegada. A edição de 2025 homenageia o escritor e poeta paraibano de referência mundial, Augusto dos Anjos.
De acordo com a coordenação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, no repertório estarão obras do italiano Ottorino Respighi (1879 -1936), da paulista Catarina Domenici (n.1965), do alemão Max Bruch, (1838-1920), do austríaco Arnold Schoenberg (1874-1951) e do norueguês Edvard Grieg (1843-1907).
O evento ainda contará com a participação como solistas da paraibana Christiane Alves (soprano), do francês Ambroise Aubrun (violino), da carioca Mônica Cury (harpa), e da a estadunidense Kate Hamilton (viola), cuja nacionalidade é a mesma do violinista Paul Chou, que, além de atuar como solista, fará a regência do concerto.
O programa do concerto pode ser conferido no link https://www.ufpb.br/lamusi/contents/documentos/programa-concerto-osufpb-festival-internacional-de-camara-15-08-2025.pdf.
Sobre o 8º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB
O 8º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB, deste ano, que tem como tema ‘Um Festival para Augusto’, terá concertos abertos por minipalestras e por declamações de poesias do paraibano Augusto dos Anjos cujas obras interagem com o repertório que será apresentado.
O evento, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Música (PPGM), do CCTA, acontece entre os dias 15 e 23 do próximo mês, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no bloco E do CCTA/UFPB, campus João Pessoa. Este ano, o evento terá ainda um concerto especial, no dia 29 de agosto, com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, às 19h, no Centro Cultural São Francisco, com solistas do Festival sob a regência do Maestro Carlos Dourthé (Université Sorbonne)
O Festival ainda contará com uma programação pedagógica com aulas no formato de masterclasses para estudantes de música, incluindo os de projetos sociais na respectiva área. Além disso, os concertos contarão com a presença de alunos (as) da rede pública municipal de João Pessoa, como parte do processo educativo-cultural e de formação de plateia.
Todas as atividades serão abertas ao público. Toda a programação está disponível no site do evento.
Homenagem
Nesta edição, o Festival propõe estabelecer um grande encontro entre a música de concerto e a obra de Augusto dos Anjos. Trazendo para o palco da Sala de Concertos Radegundis Feitosa, estudiosos da obra do poeta, cuja escolha do repertório estará vinculada às poesias apresentadas ao longo do evento, a exemplo dos Profs. Milton Marques, Sérgio de Castro Pinto, Jairo Cézar, Fábio de Sousa Dantas, Cristine Nobre Leite, Bernardina Freire, Marineuma Oliveira, Hildeberto Barbosa Filho, dentre outros. Priorizando a valorização da cultura brasileira, na figura de um dos maiores intelectuais paraibanos.
Além da poesia de Augusto dos Anjos, o Festival abordará as cartas endereçadas à sua mãe, que demonstram a força da mulher que estava por trás da figura do poeta paraibano. Esta abordagem inclui a apresentação de um livreto de Cordel inédito, escrito por uma mulher cordelista, demonstrando como a Cultura Popular pode homenagear um dos poetas mais complexos da literatura brasileira. Também pela obra da compositora Catarina Domenici, que aborda o perfil de liderança feminina de Anita Garibaldi.
Itália
Na amplitude de sua proposta, o Festival renova sua parceria com a Embaixada da Itália no Brasil, através do Istituto di Cultura Italiana di San Paolo. Incluindo obras de compositores e/ou temáticas italiana em sua programação, ao mesmo tempo em que aborda elementos históricos e culturais que aproximam o Brasil e a Itália. Por fim, a UFPB recebe, pela primeira vez, um artista docente do tradicional Conservatório de Milão, uma das principais instituições de ensino da música na Europa.