O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas climáticos para a Paraíba. Um abrange a área do interior do estado e outro é válido para áreas litorâneas.
-
Os alertas são classificados em amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). O Amarelo chama atenção para risco potencial, recomenda-se manter-se informado sobre as condições meteorológicas e evitar riscos desnecessários.Já o laranja significa risco alto, exige vigilância e acompanhamento das condições meteorológicas, com preparação para ações de emergência.O vermelho é o mais grave de todos e representa risco muito alto, com previsão de fenômenos intensos e probabilidade de danos, requer ações imediatas de proteção e seguimento das orientações das autoridades.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alerta de Baixa Umidade
O alerta para Baixa Umidade, chama atenção para “perigo potencial” e é válido até às 22h deste domingo (27). Nas cidades afetadas, a umidade relativa do ar estará variando entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
As autoridades orientam que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Cidades afetadas na Paraíba
- Aguiar
- Aparecida
- Bernardino Batista
- Bom Jesus
- Bonito de Santa Fé B
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Carrapateira
- Conceição
- Diamante
- Igaracy
- Itaporanga
- Joca Claudino
- Lastro
- Marizópolis
- Monte Horebe
- Nazarezinho
- Poço Dantas
- Poço de José de Moura
- Santa Cruz
- Santa Helena
- São Francisco
- São João do Rio do Peixe
- São José da Lagoa Tapada
- São José de Caiana
- São José de Piranhas
- Serra Grande
- Sousa
- Triunfo
- Uiraúna
- Vieirópolis
Alerta de Acumulado de Chuva
O alerta para Acumulado de Chuva também chama atenção para “perigo potencial” e é válido até às 10h desta segunda-feira (28).
Nesse caso, as cidades afetadas, ocorrerá chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
As autoridades orientam que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas, evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Serão afetadas a Metropolitana de Recife, Mata Pernambucana, Mata Paraibana, Leste Potiguar e Leste Alagoano.
Cidades afetadas na Paraíba
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Capim
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- Jacaraú
- João Pessoa
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
- Sapé