Preta Gil morre, aos 50 anos, em decorrência de um câncer

Preta Gil (Foto: Reprodução/Instagram/pretagil)

Preta Gil, cantora, empresária e filha de Gilberto Gil, morreu aos 50 anos nesse domingo (20). A informação foi confirmada pela equipe da artista pelas redes sociais. Ela deixa o filho, Fran, a neta Sol de Maria e um legado na música e arte brasileira.

A cantora tratava um câncer no intestino desde 2023, que voltou em agosto de 2024 em metástase em quatro locais diferentes do corpo. Neste ano, Preta Gil começou o tratamento contra cânceres em dois linfonodos, peritônio e um nódulo no ureter.

Em busca de um tratamento oncológico, Preta Gil chegou a visitar médicos em Nova York, nos Estados Unidos, já que a quimioterapia convencional não surtira efeito. A cantora também passou por uma cirurgia de retirada de tumores em 19 de dezembro, com previsão de duração de 18 horas.

Filha de Drão e Gil

Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro, filha do cantor e ídolo da MPB Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, inspiração da música “Drão”. Ela foi meia-irmã do músico Bem Gil, da apresentadora Bela Gil e da cantora Nara Gil.

Sobrinha de Caetano Veloso, afilhada de Gal Costa e sempre próxima do mundo musical, Preta cresceu em meio à MPB e cultura brasileira. Aos 29 anos, se lançou na música em 2003, fazendo sucesso com o hit “Sinais de Fogo”.

Preta tem quatro álbuns de estúdio: Prêt-à Porter, Preta, Sou Como Sou e Todas As Cores. A cantora também se aventurou na televisão, atuando em “Ó Paí, Ó”, “Os Mutantes” e “Vai Que Cola”. Na Band, Preta Gil também participou do episódio final como furada especial no “MasterChef” de 2015.

A artista também fez sucesso com o trio elétrico “Bloco da Preta” e o bloco “Baile da Preta”, percorrendo as ruas do Rio de Janeiro. Além disso, Preta também teve a veia empresária, investindo em empresas de publicidade e marketing, com a Mynd.

Câncer e separação de Rodrigo Godoy

No início de 2023, Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino e na área colorretal. Ela fez um tratamento de radioterapia e cirúrgico, chegando a amputar o reto. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de algo estavam uma constipação e fezes achatadas, com muco em sangue.

Durante o tratamento, Preta Gil passou por crises no casamento. Ela, que foi casada por oito anos com o personal trainer Rodrigo Godoy, terminou em março de 2023, quando Preta tratava o câncer e estava internada na UTI.

A cantora descobriu uma traição durante o tratamento de câncer. Em entrevista ao programa De Frente com Blogueirinha, a cantora contou que se sentia solitária e foi abandonada durante o tratamento. “Seja homem. Ele não cuidou, faço questão de falar isso porque é a realidade de várias mulheres do Brasil. Ele me abandonou”, disse, à época.

Rodrigo, por sua vez, pediu desculpas à cantora e afirmou que foi difícil tomar coragem para falar sobre o assunto. “Não é justo que eu seja apedrejado pelo resto da minha existência”, afirmou.