João Pessoa retomará Zona Azul em agosto com 5 mil vagas e pagamento por parquímetro

A Zona Azul de João Pessoa será reativada a partir de agosto, após quase quatro anos sem funcionamento. O novo sistema de estacionamento rotativo oferecerá 5 mil vagas no Centro da capital e trará mudanças tecnológicas, como o uso de parquímetros e pagamento digital.

O secretário de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (InovaCentro), Thiago Lucena, afirmou que o modelo anterior, baseado na atuação de agentes de rua, será substituído por uma estrutura digital. “Ele volta agora sem essa figura daquele azulzinho que a gente conhecia de antigamente, mas agora com parquímetro. Dezenas de parquímetros vão ser instalados ali no Centro, também vão ter lojinhas que a empresa vai disponibilizar para as pessoas pagarem pelo aplicativo, em qualquer forma de pagamento”, disse.

O pagamento poderá ser feito via aplicativo, nos próprios parquímetros ou em pontos de venda autorizados. As opções aceitas incluem PIX, cartão de crédito, débito ou dinheiro. A expectativa da Prefeitura é melhorar a rotatividade nas vagas e facilitar o acesso ao comércio da região central, evitando que os espaços sejam ocupados por veículos estacionados durante todo o dia.

O serviço estava desativado desde 2020. Um edital chegou a ser lançado em 2021, mas enfrentou entraves judiciais e não avançou. Agora, a medida será executada com supervisão da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), que ainda não informou o valor da tarifa. No edital anterior, a sugestão era de R$ 3, mas o valor pode ser reajustado.

Algumas vagas já estão sinalizadas nas proximidades da Praça dos Três Poderes. A operação deve começar no início de agosto.