Valores a Receber: Banco Central libera pedido automático de resgate a partir desta terça

Imagem ilustrativa: Codecom

O Banco Central anunciou que a partir desta terça-feira (27), será possível habilitar uma solicitação automática de resgate de valores no Sistema Valores a Receber (SVR). A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas que usem o CPF como chave PIX.

Segundo a instituição, a nova funcionalidade é apenas na forma de solicitar o resgate e “facilita ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”. Eles também falam que a adesão ao novo serviço é facultativa.

Antes, o cidadão precisava fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Com a novidade, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais.

Em 13 de maio, o BC informou que ainda existiam, nas instituições financeiras, cerca de R$ 9,13 bilhões em “recursos esquecidos” pelos clientes. O balanço considera valores contabilizados em março. O prazo oficial para ir atrás dos recursos teria, em tese, acabado em 16 de outubro de 2024. Porém, recentemente, o Ministério da Fazenda informou que não há prazo para clientes resgatarem os valores nas instituições financeiras.