A partir da próxima segunda-feira (19), a campanha nacional de vacinação contra Influenza inicia a prevenção dos trabalhadores que atuam nos hospitais públicos e privados, em João Pessoa.
A ação começará pelos hospitais Napoleão Laureano e Municipal Valentina. Para o grupo prioritário, a campanha segue até o dia 31 de maio com a meta de imunizar 90% da população.
O chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, reforça que a campanha é destinada contra a Influenza, porém, outros imunizantes podem ser encontrados em outros serviços de saúde.
“Trabalhadores podem buscar um serviço de Saúde de referência para sua assistência e atualizar a caderneta com as demais vacinas destinadas a este grupo, a exemplo da que protege contra a Covid-19, Tríplice Viral, Hepatite B e dT”, afirmou.
A vacinação é recomendada principalmente para as pessoas que integram o grupo prioritário, com maior risco para hospitalização e agravamento da doença.
Grupos prioritários
Os grupos definidos pelo Ministério da Saúde para a estratégia de vacinação contra a Influenza nas grandes regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste em 2025 são:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores do ensino básico e superior;
- Profissionais das forças armadas e das forças de segurança e salvamento;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos Correios;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
O imunizante contra a gripe oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B, podendo ser aplicado simultaneamente de forma segura e rápida com outras doses que integram o calendário básico de vacinação.
Documentação
Para vacinação é necessário levar:
- Cartão de vacina
- Documentos comprobatórios de cada grupo.
- Profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua.
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.